O setor agrícola, responsável por alimentar a população, é impactado pelas mudanças climáticas e, surpreendentemente contribui com cerca de um terço das emissões globais de gases do efeito estufa da produção ao consumo.
Para aumentar a produção de alimentos superando os desafios climáticos e com menos impacto ambiental é necessário constante reinvenção dos sistemas agroalimentares.
Ao fazer as escolhas certas a agricultura e a indústria alimentícia podem ser parte importante da solução para combater a crise climática.
O modelo atual não é sustentável pois degrada o solo, diminui a biodiversidade, gera desperdícios, tem alto uso de produtos químicos e ainda tem no plástico elemento presente, pontos que contribuem para a poluição ambiental.
É necessário aproveitar o poder da inovação e buscar alternativas para vencer os desafios de transformar a agricultura e a indústria alimentícia sustentável, focando:
1. Aumentar a produção de alimentos saudáveis para a população
2. Buscar alternativas a escassez de recursos hídricos
3. Eliminar a degradação das terras produtivas
4. Usar de forma eficiente o consumo energético
5. Reduzir os impactos das mudanças climáticas
6. Diminuir o custo de práticas sustentáveis
7. Redução da poluição ambiental.
Historicamente, o foco da pesquisa e consultoria era aumentar a produção, a produtividade e os lucros, enquanto agora a ênfase está em alcançar esses objetivos de maneira sustentável, o que muitas vezes implica em mudar as práticas agrícolas e usar diferentes tecnologias.
A agricultura está usando tecnologias desenvolvidas para o agro bem como para outros setores da economia. No passado, as pesquisas e inovações eram, geralmente, direcionadas para a solução de problemas técnicos; agora busca-se definir as prioridades dos temas de pesquisa e a melhor tecnologia para atender às demandas atuais e futuras da sociedade.
Entre as prioridades técnicas se incluem o controle biológico de pragas, biotecnologia, tecnologia da informação, inteligência artificial, equipamentos robóticos, biorremediação, agricultura de precisão, sistemas agrícolas integrados e orgânicos, tecnologias de vetorização de abelhas, agricultura vertical interior, tecnologia pecuária, software de gerenciamento de fazenda, tecnologia de gestão de água, tecnologias de produção para indústria alimentícia, entre outros.
Outras questões relacionadas com o sistema educacional e de formação, as instituições e o papel relativo dos esforços de setores públicos e privados também são igualmente importantes.
A Khrin, formada por profissionais com experiencias distintas, porém envolvidos no agro, nasceu com o DNA da inovação, e entendemos que qualquer iniciativa disruptiva ou inovativa é bem vinda para ajudar a vencer os desafios de fornecer alimentos e qualidade de vida para o mundo, preservando a Terra! A Khrin é tech!
Av. Marquês de São Vicente, 446 – sala 509.
Várzea da Barra Funda, São Paulo – SP
R. Otto Frederico Bürguer, 274
Jardim Alvorada – Limeira/SP